top of page

Universo Paralello

  • Roberta Martins - Danilo Chiachio colaborou
  • 13 de abr. de 2017
  • 5 min de leitura

Bom…. Vamos lá!

Antes de mais nada, preciso deixar claro que esta é a MINHA visão sobre a festa! Muitas pessoas que também já foram ao Universo Paralello têm uma visão completamente diferente da minha. Mas, como o texto é meu, a visão é minha! :)

Outra coisa que preciso esclarecer: fui para o Universo quatro vezes. A primeira vez em 2006/2007, a segunda em 2009/2010, a terceira em 2013/2014 e a última (por enquanto) em 2015/2016.

Finalmente, começo o texto sobre a festa dizendo que, para mim, não há melhor festa de réveillon! Eu nunca conheci nenhuma festa que tenha chegado aos pés de tudo o que o UP representa para mim! Já passei o réveillon em vários lugares, mas, todo ano em que não estou lá, eu olho para o relógio às 20:00 e penso: “fechou a pista. Já já abre de novo, perto da virada”.

Importante ressaltar também que a pessoa que vos escreve e é apaixonada pelo Universo Paralello, não faz ideia da diferença entre psy trance, prog ou fulon! (pra ser bem sincera, não faço ideia nem do que sejam esses estilos de música e fui procurar no google!) - Sei que, por conta desta revelação, infelizmente muita gente vai deixar de ler o texto a partir daqui, mas, eu insisto: persista! O fato de eu não ir apenas pelo som (que eu adoro, apesar de não saber diferenciar nada, de não ouvir em casa, muito menos ir a outros festivais), faz com que minha visão do festival seja mais “imparcial”. Digo isso porque, quem vai pra o UP para ouvir os dj´s maravilhosos/melhores do mundo que tocam lá, costuma ter uma visão ainda mais fanática que a minha! Então, fique à vontade. Acredito que a leitura valerá a pena! :)

Bom… vamos lá! (de novo)

O que é?

Trata-se de um festival de música/arte/cultura alternativa que acontece há muitos anos na Bahia e, desde 2010, ocorre de dois em dois anos. (Antes era anual)

A festa dura sete dias e são nove dias de camping!

Por isso, o valor cobrado pelo ingresso vale a pena!! Qual outro réveillon te dá hospedagem e festa por, pelo menos, sete dias, por menos de mil reais?

Tem gente do mundo todo (sério mesmo!! Do mundooooo todo! É muito legal isso! Em dezembro já começa a chegar em salvador um monte de gente “a cara do festival”!!)

Este ano será novamente na belíssima praia de Pratigi, localizada no Município baiano de Ituberá.

O primeiro lote de ingressos já está à venda em: https://universoparalello.org/pt/2017/03/07/ingressos/

Como chegar?

O site do Universo Paralello é maravilhoso e tem todas as dicas de como chegar, inclusive opções de excursões saindo de diversos Estados do Brasil.

Vale muito a pena acessá-lo: https://universoparalello.org/pt/

De Salvador, há duas opções: a) Pelo ferry: pegar o ferry boat em Salvador (São Joaquim) até Bom Despacho (Ilha de Itaparica), seguindo então para Valença em direção a Itubera; b) Pela estrada: Indo pela BR 324, depois, pegar a BR 101 e após a cidade de Santo Antônio de Jesus (nas margens da BR 101), pegar para Nazaré e seguir para Valença e Itubera.

O que levar?

Roupas super leves!! De preferência, escuras porque sujam muito!

(Meninas: desapeguem-se dos biquínis brancos! Eles ficam marrons ou nudes! :D)

Levem, pelo menos, dois chinelos (para o caso de perder um deles – ou de quebrar).

Muita roupa de praia: biquínis, sungas, bermudas, saída de praia, cangas, shorts… Lá é TUDO AREIA!! É uma festa na praia!! E é MUITO QUENTE!! É uma fazenda de coqueiros com poucas sombras!!

Levar também cadeiras de praia, cangas e sombreiro de sol!

E, muito protetor solar! Muito mesmo!! Cuidado com insolação!!

AH!!! Pode parecer uma total incongruência, mas, vale a pena levar um casaquinho, para o caso de chover muito à noite!

Levar óculos escuros e mochila pequena para levar os pertences de valor sempre com você! Infelizmente, tem muita gente ruim no mundo e, já soube de vários assaltos no festival! Então, melhor prevenir e levar sempre tudo de valor com você numa mochila pequena!

Ah!! Leve água!!! E, deve-se atentar sempre para a lista de instruções que a festa publica um pouco antes de começar! É proibida a entrada de bebidas alcoólicas (é permitido apenas um litro de espumante por pessoa). - mas, sinceramente, se você tiver onde guardar esse espumante de forma refrigerada, até vale a pena levar. Caso contrário, o calor é tão grande que o espumante vai parecer chá! :/ Alguns anos em que eu fui, eles cobravam por um copo com gelo! (Não é grátis :/)

Ah…. Eles revistam nossas mochilas!!! Não pense que eles não olham não! Eles revistam todas as mochilas e bolsas antes de entrar na festa (isso gera uma fila giganteeeeeee na porta)

Banheiros:

Para banho: Há chuveiros espalhados pela festa, alguns separados para apenas um sexo e outros unissex. O que separa os chuveiros é apenas uma lona e palhas entre eles, sendo abertos na frente. Vale a pena levar uma canga para tomar banho mais à vontade!

Para outras necessidades: trata-se de um vaso sanitário em cima de um buraco profundo rodeado e coberto de madeirites. Ou seja, é quente pra c%$%¨!!

Dicas:

1 ) Esteja preparado psicologicamente! Caso vá no esquema de acampar dentro da festa com sua barraca, esteja ciente: é perrengue!! Caso ache um lugar na sombra para colocar sua barraca embaixo, maravilha!!!! Caso não ache, logo cedo você vai despertar de calor igual a um cuscuz na barraca!

Mesmo que acampe na opção mais confortável (OVERLAND: barracas já montadas pelo próprio festival, num espaço reservado e com mais conforto) ou mesmo alugue uma casa ou um quarto numa pousada nas redondezas, é cansativo do mesmo jeito porque a festa é num terreno enormeeeee, é preciso andar muito para se locomover dentro dela – seja para ver uma pista, seja para comer ou ir ao banheiro.

2) Se alimente bem e descanse!! Principalmente para os marinheiros de primeira viagem: o excesso de curtição pode fazer você perder os momentos de auge da festa, principalmente em termos de música, que, acontecem geralmente depois do dia 31/12! Além do mais, como anda-se muito, debaixo de um sol escaldante durante vários dias, pisando em areia/terra/barro o tempo todo, muita gente fica doente nos últimos dias da festa porque a imunidade baixa muito! O que mais chega no posto de saúde é desidrataçãp e insolação! Portanto, além de se hidratar MUITO, se alimente bem! A festa oferece diversas opções de alimentação, de café da manhã a jantar. Há muitas opções vegetarianas, veganas e carnívoras! Ah… o preço é salgado! É tipo preço de “shopping”. Tanto as bebidas quanto as comidas são caras! Vá preparado! Pula pra próxima dica:

3) Leve dinheiro e cartão! Funciona assim: você compra ficha de água, comida ou bebida com dinheiro ou cartão (as filas do cartão geralmente são maiores), e só então troca as fichas pelos produtos nos bares espalhados pela festa;

4) Passeie pela festa! Ela te oferece tanta coisa além da música!! Além de existirem várias pistas (main floor, chill out, palco paralello, up club..), acontecem diversas atividades: palestras, apresentações, aulas de yoga, meditação, shows, oficinas, performances, espaços para crianças…. É um show de cultura e arte acontecendo o tempo todo!! Vale a pena pegar o line up da festa para saber o que está rolando!

5) Conheça as Oficinas e assista às palestras do Coletivo Balance: https://www.facebook.com/balanceara/?fref=nf

6) Há serviço de carregadores de carrinho de mão para levar suas coisas até onde pretende acampar – Mas, o serviço é pago!!

7) Há também o serviço de construção de um “telhado” de palha e bambu em cima de sua barraca, para ter uma sombrinha – também é pago – e é caro! Mas, vale a pena se você não conseguiu uma sombra natural”

8) Não aceite água de estranhos! Essa dica de mãe é super útil na festa! ;)

Aproveite o festival e tenha suas próprias experiências!!

Mas, lembre-se: muito respeito a todos e à natureza!!

Mantenha a pista e todo o local do festival limpo!

Respeite todas as outras pessoas presentes!

Seja feliz!!

P.S: Superimportante deixar claro que esta postagem é pessoal e que não recebi nem receberei nada para falar do Festival!

 
 
 

Comments


POSTS RECENTES:
PROCURE POR TAGS:

© 2017 por Nos 4 Cantos. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • b-facebook
  • Twitter Round
  • Instagram Black Round
bottom of page